Oque gostaria de beber?

A Taverna da Tinta é um espaço destinado à discussão de tudo aquilo que começou com um pouco de tinta em um pedaço de papel. Livros, poemas, músicas, filmes e séries serão os principais pratos servidos, bem como produções autorais e eventuais dicas sobre escrita.

Menu

sábado, 24 de janeiro de 2015

[NOTÍCIA] NOVO ÁLBUM DO NIGHTWISH TERÁ HOMENAGEM AO NOME DO VENTO!



    A banda finlandesa de metal sinfônico, Nightwish mais uma vez surpreende seus fãs não apenas com suas composições musicais, mas também com seu gosto literário admirável.

    Com lançamento previsto para 27 de março de 2015, o álbum "Endless Forms Most Beautiful" (nome baseado na teoria de Darwin de que haveria a possibilidade de todos os seres vivos terem um único ancestral), contará com 11 músicas que foram escritas pelo Tuomas (líder e tecladista do grupo).




    O álbum permaneceria em seu isolado mundinho da musica se o Nightwish não tivesse o excepcional costume de inspirar-se em livros!

    Ao procurar por informações acerca dos títulos das musicas do novo álbum, quando chegamos à 8ª faixa nos deparamos com o título "Edema Ruh" (Edena Ruh em português) que imediatamente remete ao grupo de artistas itinerantes criados pelo Patrick Rothfuss em O Nome do Vento - Publicado pela editora Sextante aqui no Brasil (atualmente sob o selo "Arqueiro"). 




   Na história do livro, os Edena Ruh são uma talentosa trupe de artistas que vão de músicos e atores a poetas. Kwoth, que é o protagonista da história criada por Rothfuss (e ponto de vista do leitor), demanda uma boa quantidade de páginas enaltecendo as qualidades e competências do grupo o que, confesso, apenas aumenta a expectativa em cima do trabalho que o Nightwish apresentará para seus fãs.

    Vale dizer que está longe dessa ser a primeira vez que o grupo se inspira em livros para suas composições.

    Recentemente, em um trabalho solo, o líder da banda - Tuomas Holopainen - produziu um álbum baseado na graphic novel "The Life And Times Of Scrooge McDuck" (A vida e a história de Tio Patinhas), escrita e ilustrada por Don Rosa.




    O Fantasma da Ópera é, talvez a obra mais óbvia dentre as homenagens da banda que, em 23 de Setembro de 2003, no álbum "Century Child", recebeu sua versão musical "The Phantom of The Opera", música que tem menções claras ao clássico de Gaston Leroux.




    "Creek Mary", do Dee Brown também recebeu suas honrarias em "Creek Mary's Blood" do álbum Once.




    O "Vinte mil léguas submarinas", do escritor francês Júlio Verne também está na lista. Em sua música mais famosa, "Nemo" (também do álbum Once), a homenagem recaí sobe o Capitão Nemo, assim como à Ulisses em "A Odisséia", que quando perguntado sobre quem ele era, desconversa respondendo "Nemo", que em latim significa "ninguém".




    O Poço e o pêndulo (do original "The Pit and the Pendulum"), de Edgar Allan Poe é inspiração da "The Poet and the Pendulum", em Dark Passion Play - lançado em 26 de setembro de 2007.




    Em 2001, a música "Elvenpath" (caminho do elfo) revelaria ao mundo a maneira da trilogia O Senhor dos Anéis influenciar a música. Tuomas confessaria que sua maior inspiração para compor a canção teria vindo do legado de J. R. R. Tolkien.




    Tuomas não deixa espaço para questionamentos quanto a seu gosto literário, tampouco quanto a qualidade de sua música que conquista tantos fãs quanto as obras nas quais se inspira. Mas, me permito fantasiar sobre a dificuldade de traduzir em uma música real a poesia e a magia de um grupo tão inigualável quanto os fictos Edena Ruh. Espero ser capaz de ouvir a gota de orvalho escorrer... o som das folhas que caem... com tanta nitidez quanto ouvi nas páginas do Patrick Rothfuss, mas, se tivesse de escolher alguém, certamente Tuomas e sua sensibilidade poética não abririam margem para concorrência. Os Edena estão em boas mãos.



    Links - Youtube


    - Nemo: 

    https://www.youtube.com/watch?v=9hmzR1CKGtA

   - Album inspirado em "A vida e a história de Tio Patinhas":

    https://www.youtube.com/watch?v=k4xXsS-hakM

   - Elvenpath:

    https://www.youtube.com/watch?v=RFSJAfkF03I

   - The Poet and the Pendulum:

    https://www.youtube.com/watch?v=1HYgidYaBl8

    - The Phantom of the Opera:

    https://www.youtube.com/watch?v=WZMraAGlpwc

    - Creek Mary's Blood:

   https://www.youtube.com/watch?v=FB6nCwoVCYw





Nenhum comentário:

Postar um comentário